O que é Linguagem Cinematográfica (Audiovisual)
Linguagem Cinematográfica ou Linguagem Audiovisual, contém uma série de aspectos comunicacionais que incidem sobre as imagens de filmes (no sentido amplo do termo). A compreensão da forma desses aspectos depende de estudo e análise de filmes que contenham exemplos claros e selecionados de cada um desses aspectos.
Para entender melhor baixe este livro |
Do meu ponto de vista, a Linguagem Audiovisual pode ser concebida como uma sequência de aspectos das imagens que se iniciam no nível menos complexo da Fotografia e vão se complexificando até o nível mais elaborado que é o da Estrutura Narrativa. Imagine essa estrutura como se fossem camadas de uma cebola :) .
São os seguintes os níveis de complexidade: Fotografia, Movimento da Imagem, Montagem, e aqui na Montagem surge um aspecto importante que é o Som. O Som é associado às imagens no momento da Montagem (uma concepção que vem desde os anos 1930 do sec. XX) embora tenha sido captado no momento das filmagens. Com a execução da Montagem,vai aparecendo a Estrutura Narrativa, que embora ela se "materialize" na Montagem, ela já existia desde a elaboração do Roteiro Cinematográfico.
Estrutura de Níveis de Complexidade da Linguagem Audiovisual desenvolvida por Hélio A G Souza |
Genericamente podemos definir a Linguagem nas palavras abaixo:
LINGUAGEM: “um sistema de signos e símbolos que permite designar as coisas denominando-as, para significar idéias, para traduzir pensamentos” (Jean Mitry – 1963)
Se quisermos avançar para Linguagem Cinematográfica podemos considerar as ideias de Metz:
LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: "Christian Metz (Linguagem e Cinema - 1971) descreve o cinema como uma pluralidade de códigos cinematográficos e a totalidade desses códigos como Linguagem Cinematográfica" (Nöth – 1995)
Surge então a necessidade de se considerar o conceito de Código que de acordo com a Teoria Matemática da Comunicação pode ser definido assim:
CÓDIGO: No modelo de Shannon & Weaver (Teoria Matemática da Comunicação - 1949) na comunicação há um processo no qual o emissor codifica e o receptor decodifica sinais tendo como base um repertório comum de significações.
Codicidade portanto é uma das características definidoras da Linguagem Cinematográfica. Como são inúmeros os códigos que povoam as imagens cinematográficas, cabe uma classificação para conseguirmos lidar com aqueles códigos que são específicos do Audiovisual (Audiovisual = Cinematográfico). Categorias de Códigos:
1) códigos cinematográficos: caracterizam a fotografia e os planos, os movimentos de câmera, a montagem, a estrutura narrativa, o sistema de gêneros
1.1) códigos não específicos: também encontrados em outras linguagens – desenho, pintura, teatro, literatura, etc
1.2) códigos específicos: particulares (gêneros) e gerais – pertencem ao cinematográfico mas podem assumir suas particularidades conforme o tipo de filme
2) códigos extra-cinematográficos: cultural, gestualidade, vestuário, arquitetônico, lingüístico, paisagístico, comportamental, etc...
Cada um dos aspectos da estrutura em níveis de complexidade da Linguagem Cinematográfica possui suas coleções de códigos. iremos na próxima postagem apresentar os códigos que se concentram em torno da Fotografia.
Sugiro uma leitura mais condensada sobre o assunto Linguagem Cinematográfica: o segundo capítulo da Dissertação de Mestrado de Renan Kubota (Estereoscopia em Avatar : significação no cinema 3d. Mestrado em Estudos de Linguagem, UFMS, 2012):
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
obs: quem se interessar pela Dissertação Completa siga o link abaixo.
Para exercitar seus conhecimentos em Linguagem Audiovisual, veja o filme DOCUMENTÁRIO "Tarabatara" e observe como a linguagem cinematográfica refere-se tanto ao mundo exterior através de metáforas e metonímias.
Tarabatara (2007) 23min, doc de Julia Zakia LINK PARA O FILME TARABATARA |
Saliva (2007) 15min, curta de Esmir Filho LINK PARA O FILME SALIVA |