quinta-feira, 22 de novembro de 2018

MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA PARTE 2 regras da montagem narrativa

MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA 02 
elipse e regras da montagem narrativa.

Edição ou Montagem, o conceito deve ser expandido
para além do corte e da sequencialização das imagens.

Nesta aula vimos as regras mais complexas para a ilusão de continuidade. Tudo parece girar em torno do conceito de ELIPSE que é a supressão do tempo-espaço que não são fundamentais para se entender a história. Vemos as regras do EIXO DE AÇÃO que tratam das formas para se obter as elipses. Vemos também as regras das TRANSIÇÕES COMPLEXAS que permitem obter elipses mais sofisticadas envolvendo conteúdo da história e a estrutura narrativa.

https://drive.google.com/file/d/0BwRKMh2WAMEUZERrR0Jvd2dXdzg/edit?usp=sharing




DOV´ È MENEGHETTI ?

Neste curta é possível verificar a incidência de regras de continuidade espaço-temporal, nas cenas de perseguição. Na sequência do quintal com equilibrista no varal, podemos, como exercício, deduzir até mesmo o espaço fílmico que a montagem sugere.





A GAROTA DAS TELAS


Neste curta stop motion podemos observar uma brincadeira cinematográfica com a Direção do Olhar dos bonecos na sequência do bar no filme de Western. Os olhares dos bonecos são necessários para que compreendamos a estrutura do espaço interno do bar e o posicionamento relativo de cada uma das personagens. Observe também que os planos mais abertos são usados como referência visual para a eficiência narrativa dos olhares.







CITIZEN KANE DE ORSON WELLES 

ELIPSE TEMPORAL E O AFASTAMENTO DO CASAL: (este vídeo deve ser visto no youtube, basta clicar no link) Uma cena trivial do café da manhã do casal (primeiro casamento de Kane), que repetida de modo intercalado a planos de "chicote de câmera" apresenta o sucessivo afastamento entre marido e mulher.









FUSÕES E SOBREPOSIÇÕES COMO TRANSIÇÕES COMPLEXAS


Mais exemplos de transições temporais complexas. Neste caso abaixo, pertencem à sequência que mostra o relacionamento de Kane com Susan Alexander. Kane tenta transformar Susan em uma cantora lírica. O trecho abaixo mostra o uso de fusões de imagens de jornais, Susan cantando, luzes piscando, fazendo uma grande elipse espaço-temporal, de modo que  entendemos que ela se apresentou em várias cidades durante um longo tempo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário