sábado, 24 de novembro de 2018

O SOM E A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

O SOM E A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA



Durante a produção cinematográfica o som é captado separadamente da imagem. Embora atualmente as câmeras de vídeo ou de cinema digital são capazes de gravarem também o som, o procedimento de gravar o som separadamente ainda é utilizado. Principalmente durante a montagem a separação entre o tratamento sonoro e o tratamento da imagem é um paradigma. Ora, tanto imagens como sons são carregados de significações; portanto nada melhor que dar o mesmo tratamento que se dá às imagens, também ao som. 

Aqui abaixo você encontra os slides apresentados em aula com alguns conceitos sobre linguagem cinematográfica e som.


 


Uma das dificuldades do cinema mudo era a utlização de peças explicatórias quando o assunto era algum som que provocava a modificação de comportamento de personagens. Temos aqui abaixo um exemplo em trecho de um filme de Charlie Chaplin. Veja o momento em que o cãozinho faz barulho, a personagem tampa os ouvidos para provocar o entendimento de que o barulho era insuportável e poderia acordar o leão. 
 


O uso criativo do som com a produção de significados que vãoalém da descrição dos ruídos pode ser encontrado na abertura do filme "Apocalipse Now" de Coppola, quando o som dos helicópteros continuam, mas vemos apenas um ventilador de teto do quarto de hotel onde está a personagem principal, esperando ser chamado para sua missão. configura-se dessa forma uma alucinação que provavelmente está assolando a personagem principal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário