terça-feira, 20 de novembro de 2018

DOCUMENTÁRIO: ANTES DE FAZER, ESCREVER

DOCUMENTÁRIO: ANTES DE FAZER, ESCREVER!


No mundo do audiovisual tem lugar pra todo tipo de interesse. Existem pessoas que gostam de escrever e sentem-se desanimadas quando começam a estudar audiovisual, pois só se fala de imagens e sons, câmeras, luzes, montagem.

Bom, também tem o contrário o tipo de gente que acha que o filme tá pronto dentro da cabeça e por um dom da natureza o filme vai se materializar assim tipo Plim Plim...

Mas eis que, na produção audiovisual, o lugar do escritor é um dos mais importantes , não há filme que seja bem feito que não tenha sido antes bem escrito.



Alguns estudantes tem me procurado para que lhes orientem na produção de documentários. A primeira coisa a ser feita é escrever o documentário. É bem verdade que o documentário trabalha com eventos inesperados. Mas dentro da inexorabilidade (acaso) dos eventos é necessário algum planejamento. Esse planejamento inicia-se com a redação de um bom ARGUMENTO.

Ele deve ser já o resultado de todas as pesquisas e levantamentos que você fez. Assim com bastante conhecimento acumulado chega uma hora em que tem que escrever. Mas qual é a forma dessa escrita? Trata-se de um texto, na forma de um ensaio a respeito do tema que vai ser desenvolvido, tem uma forma literária, um pouco parecida com uma redação escolar. Simples assim. Veja abaixo uma roteirista feliz...


Como sempre fica muita dúvida em torno daquilo que eu explico (talvez por não saber explicar direito, né) eu resolvi postar aqui um trecho de um livro de Antonio Costa, intitulado Compreender o Cinema (São Paulo, Ed. Globo, 3a ed., 2003). O décimo capítulo é Do Roteiro à Montagem. O texto informa sobre o Argumento ficcional, mas você pode deduzir como ele ficaria para um Documentário. 

Boa Leitura e mãos à obra ! 

Isso é por que eu sou educado e não quero dizer: "VAI ESTUDAR, Ô FOLGADO !!!

https://drive.google.com/file/d/0BwRKMh2WAMEUcUpLUzltRTVucnc/view?usp=sharing
Clique para acessar o texto indicado a leitura


Nenhum comentário:

Postar um comentário