MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA 01:
montagem expressiva e montagem narrativa.
Sergei Eisenstein montagem de Outubro 1928
|
Alguns teóricos dizem que a essência do cinema é a Montagem. Se não é essência é quase isso. A Montagem não é só colocar um plano atrás do outro, é recontar uma estrutura narrativa e dramática que estava presente no Roteiro e foi decupada durante a filmagem. A Montagem acontece desde o desenvolvimento da ideia, do argumento, do roteiro, e na filmagem. Depois disso
vem o ato de sequenciar as imagens e dar forma à Montagem. Abaixo você encontra o conteúdo da aula de Linguagem Cinematográfica relativa a primeira parte do tema Montagem, no qual vemos a diferença entre a montagem expressiva e a montagem narrativa.
Videoclipe Minha Alma - Rappa: exemplo de montagem em que o elemento ritmo determina os cortes e a duração dos planos. Desse modo, apesar de contar uma pequena história, temos a montagem expressiva rítmica como elemento aglutinador dos planos.
A Montagem Intelectual de Sergei Eisenstein é uma forma de montagem expressiva de natureza ideológica. Ele apresenta um conceito e a história contada aparece apenas como um contexto. Abaixo sequência do fime "Outubro" onde vemos um exemplo de montagem expressiva ideológica.
CARTAZ DO FILME OUTUBRO 1928 (DESIGN DO FORMALISMO RUSSO) |
Análise de sequência: Kerensky chega ao palácio. Veja a relação estabelecida pela montagem entre a ave autômato (um pavão de lata) e as imagens de Kerensky, significando a atitude autoritária e arrogante do General. Eisenstein chamou isso de Montagem Intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário