sexta-feira, 23 de novembro de 2018

MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA PARTE 01 montagem expressiva e montagem narrativa



MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA 01:

montagem expressiva e montagem narrativa.


Sergei Eisenstein montagem de Outubro 1928



Alguns teóricos dizem que a essência do cinema é a Montagem. Se não é essência é quase isso. A Montagem não é só colocar um plano atrás do outro, é recontar uma estrutura narrativa e dramática que estava presente no Roteiro e foi decupada durante a filmagem. A Montagem acontece desde o desenvolvimento da ideia, do argumento, do roteiro, e na filmagem. Depois disso

vem o ato de sequenciar as imagens e dar forma à Montagem. Abaixo você encontra o conteúdo da aula de Linguagem Cinematográfica relativa a primeira parte do tema Montagem, no qual vemos a diferença entre a montagem expressiva e a montagem narrativa.



Videoclipe Minha Alma - Rappa: exemplo de montagem em que o elemento ritmo determina os cortes e a duração dos planos. Desse modo, apesar de contar uma pequena história, temos a montagem expressiva rítmica como elemento aglutinador dos planos.





A Montagem Intelectual de Sergei Eisenstein é uma forma de montagem expressiva de natureza ideológica. Ele apresenta um conceito e a história contada aparece apenas como um contexto. Abaixo sequência do fime "Outubro" onde vemos um exemplo de montagem expressiva ideológica.

CARTAZ DO FILME OUTUBRO 1928
(DESIGN DO FORMALISMO RUSSO)




Análise de sequência: Kerensky chega ao palácio. Veja a relação estabelecida pela montagem entre a ave autômato (um pavão de lata) e as imagens de Kerensky, significando a atitude autoritária e arrogante do General. Eisenstein chamou isso de Montagem Intelectual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário